UOL

domingo, 30 de dezembro de 2012

Rios mais poluídos do Brasil

Os rios são muito importantes para o planeta, entretanto, por conta da ação dos humanos, os mesmos estão extremamente poluídos.
 Os rios são dos mais importantes recursos de sobrevivência da humanidade, pois fornecem uma parte da água que consumimos ou usamos para outras atividades. Além disso, é uma ótima maneira de locomoção, pois permite com que embarcações desloquem-se levando mercadorias e passageiros, além de ser uma ótima fonte de alimentos, como os peixes.
Entretanto, a qualidade das águas fluviais está sendo prejudicada pela população e os dados do IDS (Indicadores de Desenvolvimento Sustentável) do IBGE revelou que as águas brasileiras encontram-se em péssimas condições, pois os índices de qualidade da água estão os mais baixos possíveis. Conheça os rios mais poluídos do Brasil :

Rio Tietê – São Paulo

Rio Tietê O Rio Tietê, o rio mais poluído do Brasil, atravessa todo o estado de São Paulo e banha 62 municípios, com 1.010 quilômetros de extensão. É o mais poluído porque recebe todo o esgoto doméstico e industrial da capital de São Paulo e a mancha de poluição presente no rio já chegou a 100 quilômetros, mas graças a projetos ambientais, a poluição está sendo reduzida.

Rio Iguaçu – Paraná

Rio IguaçuConsiderado o segundo rio mais poluído do Brasil, o Iguaçu se localiza na cidade de Santa Catarina e essa poluição se desenvolveu por conta do alto número de moradores em volta do rio e pela falta de ações ambientais e investimento no saneamento ambiental na região.

Rio Ipojuca – Pernambuco

Rio Ipojuca – PernambucoO rio Ipojuca é o terceiro mais poluído do mundo e passa por vários municípios do estado de Pernambuco, porém, em todos esses municípios o rio recebe lixo e esgoto, os quais acabam levando a poluição, além de aumentar o risco de doenças como hepatite A e leptospirose.

Rio dos Sinos – Rio Grande do Sul

O Rio dos Sinos nasce em Caraá e desemboca no Jacuí,Rio dos Sinos – Rio Grande do Sul e é bastante poluído. O rio tem 190 quilômetros de comprimento e possui uma alta carga de poluentes que vem de esgotos domésticos e industriais, o que já provocou a morte de centenas de peixes e aumentou a proliferação de mosquitos que transmitem doenças.

Rio Gravataí – Rio Grande do Sul

Rio Gravataí – Rio Grande do SulConsiderado o quinto rio mais poluído do Brasil, o Rio Gravataí fica na divisão entre a cidade sulgrandense Porto Alegre e Canoas. Entre os motivos da poluição do rio está o esgoto das cidades e os resíduos sólidos jogados pela comunidade que trabalha com reciclagem, além da poluição causada pelas grandes empresas que se localizam próximas ao rio.

Rio das Velhas – Minas Gerais

Rio das Velhas – Minas GeraisVisto como o sexto rio mais poluído, as causas da poluição são inúmeras, mas a presença dos minerais como chumbo, cianeto e arsênio que acabam por causar sérios problemas ambientais na região causados principalmente pelo Parque Industrial de Belo Horizonte que reside próximo ao rio. O problema maior é com relação a sua ligação com o Rio São Francisco, um importante rio do nordeste que acaba recebendo a poluição do Rio das Velhas.
Além desses, há ainda os rios Capibaribe, Caí, Paraíba do Sul e Doce que também são classificados como os rios mais poluídos do Brasil.

Assuntos Relacionados

Rating: 4.4/5 (8 votes cast)
Rios mais poluídos do Brasil, 4.4 out of 5 based on 8 ratings

Nenhum comentário:

Postar um comentário