UOL

terça-feira, 2 de novembro de 2010

Estudo pioneiro na região tenta salvar rios do ABCD

Estudantes vão avaliar quanto cada município contribui para elevar o nível de poluentes nos rios que cortam as sete cidades

 

Um grupo de 35 estudantes da USCS (Universidade Municipal de São Caetano do Sul), liderados pela professora de Biologia Marta Ângela Marcondes, colocarão em prática um estudo pioneiro na região que visa a avaliar  quanto cada município contribui para elevar o nível de poluentes nos rios que cortam as sete cidades. A partir das referências do material coletado, a instituição passará a divulgar o IPH (Índice de Poluentes Hídricos). 
Um dos grandes objetivos do projeto é dar subsídio às prefeituras, para que possam desenvolver políticas públicas que reduzam o despejo de poluentes nos rios. Em paralelo, a universidade prepara um material exclusivo sobre a história dos rios. Depois de pronto, o informativo será distribuído à população. Será criado ainda um link no site da USCS com dicas de como não poluir  os rios.
No dia 24 de outubro, os 35 estudantes serão divididos em grupos para começar os trabalhos. As primeiras coletas para análise serão feitas no córrego dos Moinhos, córrego das Grotas e Utinga, além dos rios Tamanduateí e ribeirão dos Meninos. O material será estudado em um laboratório na universidade, montado exclusivamente para esse tipo de pesquisa. O resultado da mostra demora cerca de uma semana para ficar pronto.  

A previsão é que as primeiras informações a serem tabuladas pelo projeto possam ser divulgadas a cada trimestre. “A ideia de desenvolver este trabalho foi por conta de todo o problema de enchente que as cidades ainda enfrentam e saber o que efetivamente está chegando até os rios”, anunciou Marta.
A universidade também faz parte do projeto “Mãos à Obra pelo Tietê”, da Fundação SOS Mata Atlântica. Os 35 alunos que estão engajados na nova metodologia são da Escola da Saúde e do curso de Gestão Ambiental da USCS. Há oito anos, o grupo de estudantes monitora mensalmente o ribeirão dos Meninos. De acordo com a pesquisa, os alunos já fazem um alerta: o rio que corta São Caetano e São Bernardo está “muito poluído”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário