UOL

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Tietê e Iguaçu são os rios mais poluídos das grandes cidades, diz IBGE




Os rios Tietê e Iguaçu são os mais poluídos entre os que cortam grandes centros urbanos no país, segundo levantamento divulgado nesta quarta-feira (4), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O instituto informa que a qualidade da água dos rios e represas brasileiros está longe do ideal. Entre as amostras analisadas, nenhuma atingiu Índice de Qualidade de Água ótimo. Os índices mais baixos foram os dos altos cursos dos rios Tietê e Iguaçu, que atravessam as regiões metropolitanas de São Paulo e de Curitiba, respectivamente.

Ainda de acordo com o IBGE, a situação também é crítica em rios dos estados de Minas Gerais, Bahia e Pernambuco.
     
 Poluição do ar
Os pesquisadores também avaliaram a qualidade do ar grandes cidades. Segundo o instituto, a maioria dos poluentes atmosféricos apresenta tendência estacionária ou de declínio das concentrações, em uma análise temporal mais longa. Mas, apesar da melhora, os valores de concentração ainda são considerados elevados em locais como Brasília e as regiões metropolitanas do Rio de Janeiro e São Paulo.

A principal exceção à tendência de queda nas concentrações de poluentes atmosféricos é o ozônio. Na região de São Paulo, onde o problema é mais sério, foram registradas, em 2006, 168 violações do limite máximo diário permitido pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama).
 
O IBGE destaca que a poluição do ar nos grandes centros urbanos é um dos principais problemas ambientais, com implicações graves na saúde, especialmente de crianças, idosos e portadores de doenças respiratórias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário