UOL

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

O rio mais poluído do mundo

world most polluted river O rio mais poluído do mundo
rio mais poluído do mundo é o rio Citarum, que fica próximo a Jacarta, capital da Indonésia. O Citarum é bem mais poluído do que o Tietê.
Mais de 500 fábricas, muitas delas de produtos têxteis que exigem tratamento químico específico segundo as regulamentações internacionais, não o fazem, lançando “in natura” produtos químicos altamente tóxicos no rio. Enquanto os produtos químicos tóxicos fazem seu passeio rio abaixo, os detritos humanos (lixo) de todos os tipos são adicionados a eles. Nas cidades que margeiam o rio, não há absolutamente nenhum tratamento de esgoto ou coleta de lixo. O rio resolve. Vai tudo lá pra dentro.
plasticrubbish3R 468x319 O rio mais poluído do mundo
Agora vem o mais bizarro. Ao longo do rio famílias inteiras de plantadores de arroz retiram água desse rio imundo para irrigar suas plantações, além de beber, tomar banho e cozinhar com esta água.

Tietê e Iguaçu são os rios mais poluídos das grandes cidades, diz IBGE




Os rios Tietê e Iguaçu são os mais poluídos entre os que cortam grandes centros urbanos no país, segundo levantamento divulgado nesta quarta-feira (4), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O instituto informa que a qualidade da água dos rios e represas brasileiros está longe do ideal. Entre as amostras analisadas, nenhuma atingiu Índice de Qualidade de Água ótimo. Os índices mais baixos foram os dos altos cursos dos rios Tietê e Iguaçu, que atravessam as regiões metropolitanas de São Paulo e de Curitiba, respectivamente.

Ainda de acordo com o IBGE, a situação também é crítica em rios dos estados de Minas Gerais, Bahia e Pernambuco.
     
 Poluição do ar
Os pesquisadores também avaliaram a qualidade do ar grandes cidades. Segundo o instituto, a maioria dos poluentes atmosféricos apresenta tendência estacionária ou de declínio das concentrações, em uma análise temporal mais longa. Mas, apesar da melhora, os valores de concentração ainda são considerados elevados em locais como Brasília e as regiões metropolitanas do Rio de Janeiro e São Paulo.

A principal exceção à tendência de queda nas concentrações de poluentes atmosféricos é o ozônio. Na região de São Paulo, onde o problema é mais sério, foram registradas, em 2006, 168 violações do limite máximo diário permitido pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama).
 
O IBGE destaca que a poluição do ar nos grandes centros urbanos é um dos principais problemas ambientais, com implicações graves na saúde, especialmente de crianças, idosos e portadores de doenças respiratórias.

POLUIÇÃO DOS RIOS






Os rios são fonte de vida. Desde a Antigüidade, suas águas são essenciais para que as pessoas possam viver, bebendo, banhando-se, navegando, além de outras utilidades. Mais recentemente, até mesmo energia elétrica é produzida pela força das quedas d’água dos rios, iluminando as cidades.
Um rio sem poluição é aquele em que os peixes e as plantas crescem naturalmente, tem águas limpas e cristalinas. Sua água serve para regar plantações, tomar banhos e também para beber. Para um rio ser assim, é preciso que não se jogue lixo, nem esgoto diretamente nele.

Rios Poluídos
A poluição da água é a introdução de materiais químicos, físicos e biológicos que estragam a qualidade da água e afeta o organismo dos seres vivos. Esse processo vai desde simples saquinhos de papel até os mais perigosos poluentes tóxicos, como os pesticidas, metais pesados (mercúrio, cromo, chumbo) e detergentes .
A poluição mais comum é aquela causada pelo lixo que o homem joga nos rios. O crescimento das cidades e de sua população aumentaram os problemas, porque o tratamento de esgotos e de fossas não conseguiu acompanhar o ritmo de crescimento urbano.
Produtos químicos e sujeira dos esgotos são jogados diretamente nos rios ou afetam os lençóis d’água que formam as nascentes. O excesso de sujeira funciona como um escudo para a luz do sol, afetando o leito dos rios e seu ciclo biológico. Ou seja, as plantas e animais que nele vivem passam a sofrer problemas.
A Poluição dos Rios, A Vida das Pessoas e da Natureza
Por exemplo: o nitrogênio e o fósforo são elementos essenciais para a vida aquática, mas o excesso desses elementos, provocado pela poluição, podem causam um crescimento acelerado na vegetação aquática. Com isso, sobra menos oxigênio, podendo até mesmo matar os peixes daquele rio ou lagoa.

Talvez mais perigosa do que o lixo dos esgotos é a poluição química das indústrias, que jogam toneladas e mais toneladas de produtos químicos diretamente nos rios, sem qualquer processo de filtragem.
A exploração de ouro nos rios da Amazônia, por exemplo, usa o mercúrio para separar o ouro de outros materiais. Esse mercúrio, depois de usado, é jogado diretamente nos rios, matando grande quantidade de peixes e plantas. Com isso, nem os seres vivos dos rios podem sobreviver, nem o homem pode usar a água para beber, tomar banho ou regar plantações.
Como Contribuir Para Evitar A Poluição dos Rios 
  1. Não jogue lixo nas águas dos rios.
  2. Não canalize esgoto diretamente para os rios.
  3. Não desperdice água, em casa ou em qualquer outro lugar.
  4. Observe se alguma indústria está poluindo algum rio e avise as autoridades sobre a ocorrência.